sábado, 23 de abril de 2011

CD IMPRESSIONISM - ACOUSTIC GUITAR SOLO

O violão solo recebeu agora um disco inteiramente dedicado ao impressionismo, com transcrições originais de obras de Claude Debussy, Maurice Ravel e Erik Satie compostas para piano ou orquestra.

Diogo Carvalho fez das transcrições da música impressionista para violão o seu trabalho de carreira. Neste trabalho o músico recria e ressalta a atmosfera onírica, enigmática e fascinante do impressionismo, a ponto de as peças soarem como se tivessem sido concebidas originalmente para violão solo. Estas transcrições são o objeto principal de sua dissertação de mestrado, a ser defendida em 2011 na USP.

Através de anos de pesquisa, Diogo desenvolveu a intimidade com a obra dos mestres do repertório impressionista e permitiu o tratamento cuidadoso das peças escolhidas para o disco. O resultado surpreendente expande o repertório do violão solo e traz novos desafios e caminhos para o instrumento. O disco traz beleza, o mistério, o clima etéreo e por vezes sombrio da música impressionista. O repertório escolhido pelo artista revela obras de grande aceitação pelo público, com melodias belíssimas e inusitadas, além de recursos harmônicos únicos.

 


Compre o cd no site do artista.

2 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo! Parabéns pelo seu trabalho! Não conhecia até que recebi um convite para sua apresentação na Casa Guilherme de Almeida, onde atualmente estou fazendo um curso de tradução; aí achei seu blog e assisti o vídeo acima. Pena que estarei em aula bem no horário do show, mas espero poder ir num próximo! Vou indicar para os amigos. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, maravilhoso!
    Ouço reiteradamente.
    É uma viagem.

    ResponderExcluir