O violão solo recebeu agora um disco inteiramente dedicado ao impressionismo, com transcrições originais de obras de Claude Debussy, Maurice Ravel e Erik Satie compostas para piano ou orquestra.
Diogo Carvalho fez das transcrições da música impressionista para violão o seu trabalho de carreira. Neste trabalho o músico recria e ressalta a atmosfera onírica, enigmática e fascinante do impressionismo, a ponto de as peças soarem como se tivessem sido concebidas originalmente para violão solo. Estas transcrições são o objeto principal de sua dissertação de mestrado, a ser defendida em 2011 na USP.
Através de anos de pesquisa, Diogo desenvolveu a intimidade com a obra dos mestres do repertório impressionista e permitiu o tratamento cuidadoso das peças escolhidas para o disco. O resultado surpreendente expande o repertório do violão solo e traz novos desafios e caminhos para o instrumento. O disco traz beleza, o mistério, o clima etéreo e por vezes sombrio da música impressionista. O repertório escolhido pelo artista revela obras de grande aceitação pelo público, com melodias belíssimas e inusitadas, além de recursos harmônicos únicos.
Compre o cd no site do artista.
Lindo, lindo, lindo! Parabéns pelo seu trabalho! Não conhecia até que recebi um convite para sua apresentação na Casa Guilherme de Almeida, onde atualmente estou fazendo um curso de tradução; aí achei seu blog e assisti o vídeo acima. Pena que estarei em aula bem no horário do show, mas espero poder ir num próximo! Vou indicar para os amigos. Sucesso!
ResponderExcluirFantástico, maravilhoso!
ResponderExcluirOuço reiteradamente.
É uma viagem.